Esse é um assunto delicadíssimo. Hoje em dia a maioria das pessoas cria um blog porque quer ganhar dinheiro. Pêêêê! Já começou errado. Para você criar um blog de sucesso, ele precisa surgir como um hobbie, como uma coisa que você gosta de fazer. O erro de começar o blog querendo lucrar é que você não faz o caminho normal que deveria fazer e por “pular etapas” você não aprende direito.
Vamos lá:
Quando pedir?
Não é legal inaugurar o blog e no primeiro dia sair enviando e-mail para todas as lojas possíveis porque elas podem pensar: nossa criou o blog hoje, não tem acesso, conteúdo, público, não tem nada e já quer parceria! E o problema de você divulgar um projeto que não está muito bem estruturado ainda é que você queima seu nome com as empresas. E depois, mais para frente, quando seu projeto estiver legal e você enviar novamente um e-mail, eles podem negar sem nem olhar o blog e pensarem: ah esse aí eu já conheço.
O que eu sugiro é que você coloque uma meta e trabalhe bastante para atingi-la, depois de atingir, procure parcerias. A sua meta inicial, por exemplo, para pedir parceria pode ser ter mais de 1000 visitas diárias e ter 2 mil inscritos no Google Friend Conect.
Para colocar uma meta justa para você, se coloque no lugar do dono de uma loja famosa e pense: se eu quisesse anunciar na internet, eu anunciaria nesse blog? Ou preferiria enviar produtos para outro blog? O que falta nesse blog para que eu anuncie aqui? Será que esse blog vai ajudar a divulgar meu trabalho? Será que o assunto e o público alvo do blog tem a ver com a minha loja? Faça uma análise sincera.
É muito importante ter um conteúdo legal também, porque a realidade é que poucas lojas vão anunciar em um blog com meia dúzia de posts, onde metade são fotos de outros blogs que você copiou e colou.
Pedir ou não pedir?
Algumas pessoas acham feio enviar e-mail pedindo parceria. Mas, vamos partir do ponto que seu blog é novo e a empresa não conhece ainda. Você vai sentar e esperar que um dia, ela acesse seu blog por um milagre, goste e resolva te patrocinar? Não, né! Quando você envia o e-mail você cria uma oportunidade de a empresa/loja conhecer o seu blog e gostar ou não.
Principalmente no começo, a arte de ser "pedinte" é uma arte necessária. Depois que o blog vai crescendo, você vai deixando de ser "pedinte" e as empresas começam a te procurar.
Eu acho que enviar UM e-mail é válido, mas não envie 2389478178923 e-mails implorando parceria para as mesmas lojas toda semana. Isso é feio.
Como saber quais lojas aceitam parceria?
Entre em outros blogs do mesmo "nível" (número de seguidores, curtidas no Facebook, etc) que o seu, que já possuem parcerias e procure os banners das lojas/empresas e acesse o site.
Onde conseguir endereços de e-mail de lojas/empresas?
Não peça para outras blogueiras, a não ser que você tenha intimidade. Não adianta enviar um e-mail para uma blogueira você NUNCA conversou ou só disse OI pedindo contatos por que isso além de ser feio não tem lógica. Além do que, muitas blogueiras tem "ciúmes" das lojas que são suas parceiras e não querem que outros blogs façam parcerias com elas.
Então, o melhor jeito de você conseguir contatos é ir como eu mostrei no item acima. Vá no site da empresa/marca e procure a aba CONTATO. Envie um e-mail no formulário. Ele vai ser redirecionado para o setor responsável e, se houver interesse da marca/loja, ele vai ser respondido.
Como pedir?
Escreva um e-mail sincero, bem redigido, profissional. Não saia pedindo: oi, me manda essa paleta para eu mostrar no blog? Por que aí fica muito pedinte, principalmente para o primeiro contato.
Apresentação: Olá, eu me chamo Fulana, tenho um blog de beleza/maquiagem/qualquer coisa chamado NOME DO BLOG, criado em X.
Escreva outros dados importantes, mas mantenha a apresentação breve. As lojas/empresas devem receber um monte desses e-mails por dia, então não escreva uma bíblia.
Forneça os dados do seu blog: O blog, atualmente conta com X visitas por dia, X pageviews por dia, X visitantes totais desde a criação, X inscritos no youtube, X fãs na comunidade do Facebook, X seguidores no twitter, X inscritos no google friend conect…
Forneça os dados que o parceiro possa pedir. NÃO MINTA e forneça o link ou nome das contas para que eles possam verificar. Os dados que coloquei aqui são só exemplos, selecione uns 4 ou 5 principais e fale os dados. Não precisa dizer mais do que o necessário.
Fale o seu objetivo: Qual o objetivo do seu e-mail? Construir relação com a marca? Defina isso e escreva brevemente. Pode usar frases como: estou interessado em realizar uma parceria com a loja. Gostaria de realizar um sorteio ou promoção com a loja. Gostaria de receber novidades e atualizações do site para que possa divulgar para meus leitores.
Faça elogios sinceros à Loja/Empresa: Muita gente acha isso feio e meio que puxa saco, sabe? Você não precisa escrever uma carta de fã e beijar com batom vermelho, mas pode fazer um elogio singelo e sincero. “Acho o layout da loja muito funcional e clean.” ; “A qualidade dos batons da marca é incrível, é um de meus preferidos.”
Convide para conhecer seu site e se gostarem retornarem: mas pense que o seu site tem que estar em forma, bem cuidado, com layout bonitinho, com posts bem feitos na capa, ou seja: apresentável. Uma dica é sempre se mostrar aberto a sugestões e dar a entender que está disposto a divulgar a marca sem receber nada em troca. Assim a pessoa já vai com a sua cara, e a possibilidade dela retornar é maior.
Se tiver mídia kit, não esqueça de incluir junto!
E o banner da empresa?
Tem gente que acha que só por que é parceiro do blog você é obrigado a colocar um banner deles no seu blog. Se você não quer, não precisa não. Afinal banner são espaços PAGOS, são anúncios que você vende em seu blog. Um esmalte por mês não paga banner. Então se você não quiser colocar banner da empresa, achar que não vale a pena, diga não.
Quando você assume a postura: “Banner aqui, só pago” acaba estimulando a empresa pedinte de banner a pagar pelo mesmo.
Eu sempre penso no meu blog como uma revista online. A revista que você compra na banca vende páginas para empresas anunciarem. Ou vocês acham que elas colocam o anúncio ali só para parecerem chics? Mesma coisa com o blog.
Quando é que vira parceria?
A maioria das pessoas tem uma definição errada de parceria. Aqui tem um post falando um pouco sobre isso. Mas eu realmente acho que existem casos em que você cria um vínculo com a loja e considera sua parceira, pois há um contrato (não necessariamente escrito) com termos, e os dois lados (blog e loja) sabem o que cada um espera, e procura fazer aquilo. Quando ambos os lados se ajudam, quando é benéfico para os 2 lados igualmente. Mas, não é porque você considera a loja parceira que tem que sair falando para todo mundo “Nova Parceira do Blog”! Ou que tem que colocar banner da empresa, ou que tem que falar muito bem de todos os produtos que ela te manda. Algumas pessoas consideram parceria a partir do minuto que enviou um produto. Mas daí a empresa/loja some, nunca mais envia nada, e você tá lá, com banner, dizendo que é parceira, etc etc. Isso acontece MUITO frequentemente.
Tipos de “parceria”
A “parceria” pode ser de Sorteios e Promoções ou então uma Resenha/Review/Análise de um Produto enviado pela loja, pode ser um post mostrando as novidades da loja, tem muitos tipos. O importante é que você não se venda. Não fale bem de um produto só porque ele foi enviado pra você de graça.
Eu acho que a parceria de resenha é a melhor de todas. Você ganha o produto, gera conteúdo para o seu blog (opinião sincera ou tutorial) e suas leitoras ficam felizes e algumas gostam do produto e compram. Pronto, todo mundo ganha.
Sorteio também é bem legal por que você gera acessos e mais números. Mas, se você for fazer sorteio limite-se a uma, no máximo duas regras. Senão o sorteio fica chato de participar e ninguém participa.
Bom, meninas, as dicas de hoje são essas. Se vocês ficaram com alguma dúvida, é só deixar nos comentários ou enviar um e-mail na aba contato